Leitura dramática, intervenção plástica, releitura, interferência, percussão corporal e expressão musical

Atenção: Em 2010, além da Rede Dom Barreto (TV que entra no ar na escola pelo menos uma vez por bimestre), do Jornal Dom Barretinho (cópias das edições com a nossa competente coordenadora Rosa Márcia – incentivadora do projeto) e do nosso Blog, nossos alunos também querem desenvolver um novo meio de comunicação: a Rádio Dom Barreto. Se depender de mim, esse projeto vai bombar também, vocês merecem!


O vídeo abaixo inicia mostrando nossos alunos fazendo uma leitura dramática de um trecho da peça escrita em 1933 e publicada em 1937 “O rei da vela”, de Oswald de Andrade (um dos maiores espíritos do Modernismo brasileiro), texto este que foi sugestionado pela nova proposta pedagógica paulista. A seguir, os alunos exploram as artes visuais, centrando o estudo na recriação de uma obra, inserindo nela uma interferência, fazendo-a interagir com a composição plástica, tornando-se assim, parte integrante de uma releitura crítica que seja capaz de dialogar com o “todo plástico”. Neste caso, utilizamos para realizar a arte de intervenção nas obras da pintora modernista Tarsila do Amaral, uma figura humana. Para finalizar, vamos curtir o som que os alunos “tiraram”, percutindo seus próprios corpos, inspirados no conjunto musical de percussão corporal Barbatuques.

1 comentário:

Quel - Zinha disse...

ADOREI!!!! a percurssão corporal ficou excelente...muito bom!! nota-se que a habilidade para música começa muito cedo...êta turminha boa de batuque.
As pinturas também ficaram ótimas... se bem que uma releitura da Tarsila do Amaral não é coisa fácil... no entanto...mandaram direitinho...muito bom...parabéns a todos os que se esforçaram e parabéns também ao professor pelo trabalho desempenhado...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS